Novo aeroporto inaugurado em Luanda

O novo aeroporto internacional Agostinho Neto, em Luanda, é inaugurado nesta sexta-feira, 26 anos depois de ter sido projetado.

De acordo com uma nota do Ministério angolano dos Transportes enviada à redação, a nova infraestrutura aeroportuária tem capacidade para acolher 15 milhões de passageiros e pretende tornar-se num hub ao alcance de 415 milhões de pessoas na África Austral. O custo global da nova infraestrutura aeroportuária foi de 2,5 mil milhões de euros, oriundos de fundos públicos angolanos.

Dos 15 milhões de passageiros que se estima virem a passar todos os anos pelo novo aeroporto, o Governo angolano prevê que dez milhões sejam cidadãos estrangeiros. Aliás, para o Ministério dos Transportes, a nova infraestrutura “terá um papel fundamental no aumento do turismo e na promoção de Angola junto de potenciais investidores internacionais”.

O novo aeroporto, no que a mercadorias diz respeito, terá capacidade para manusear 130 mil toneladas de carga por ano, com hipótese de estender para as 440 mil toneladas. Foram definidas 31 posições em manga, das quais 20 servirão voos internacionais e voos domésticos. “Os passageiros vão dispor de seis ilhas com 94 balcões de check-in, 32 destinados aos voos domésticos”, acrescenta a nota.

A partir desta sexta-feira, iniciam-se os voos de carga. Os voos de passageiros só deverão começar durante o primeiro trimestre de 2024.

O novo aeroporto internacional de Luanda começou a ser projetado há 26 anos, após um estudo do Banco Mundial que apontava a necessidade dessa infraestrutura. O estudo de viabilidade chegou em 2005 e, no ano seguinte, o governo procedeu à reserva dos terrenos destinados à construção. As obras de construção começaram em 2013.

Fonte: Diário de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *