República da Sérvia quer cooperar com Angola em diversos domínios

Aleksandar Vučić exteriorizou a vontade durante uma conversa mantida ao telefone, ontem, com o Presidente da República, João Lourenço, durante a qual abordaram, igualmente, temas candentes da actualidade política internacional.

Angola e a Sérvia assinaram, em Fevereiro deste ano, em Belgrado, um programa de cooperação no domínio da Cultura, nos termos do qual os dois países priorizam a troca de experiências nos domínios da Arqueologia, Cinematografia, Direitos de Autor, Propriedade Intelectual, Recuperação e Conservação de Sítios Históricos e Culturais.

O instrumento jurídico, a vigorar até ao ano de 2026, foi assinado pelo ministro da Cultura, Filipe Zau, e pela vice-Primeira-Ministra e ministra da Cultura da Sérvia, Maja Gojgovic.

No prosseguimento do estreitamento das relações entre os dois países, o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, reuniu-se, também em Fevereiro deste ano, em Luanda, com o homólogo da República da Sérvia, Goran Aleksic, com quem abordou o reforço das relações bilaterais.

O encontro, realizado na sede da diplomacia angolana, serviu para as duas entidades avaliarem o estado das relações entre os dois países, com destaque para o prosseguimento dos compromissos assumidos, por ambas as partes, aquando da última visita efectuada à Sérvia, em Junho do ano passado.

Durante o encontro, Goran Aleksic recordou as relações históricas existentes entre Angola e a Sérvia e reiterou a importância da criação de uma Comissão Bilateral, para a conclusão do Acordo de Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos (APPRI), que servirá de alavanca para a cooperação em outras áreas de interesse comum, como a Saúde, Educação, Desporto, Cultura, Segurança e Transportes.

Goran Aleksic reiterou a intenção do Governo do seu país em apoiar Angola na diversificação da economia, por via da troca de experiências, tendo como base o posicionamento económico daquele país no cenário internacional.

A ocasião serviu, ainda, para o diplomata sérvio agradecer o apoio de Angola nos processos internacionais que envolvem o seu país, com destaque para o posicionamento de Angola quanto ao conflito nos Balcãs com o Kosovo e o apoio de candidaturas sérvias ao sistema das Nações Unidas.

A Sérvia foi uns dos primeiros países da Europa a reconhecer a Independência de Angola, em 1975, tendo, na altura, comungado com Angola o espírito e a letra dos Países Não-Alinhados. Angola e a Sérvia estabeleceram relações político-diplomáticas e de cooperação técnico-científica e cultural no dia 25 de Abril de 1977.

Actualmente, as relações são consideradas cordiais e foram consolidadas com a assinatura de mais de dez acordos e visitas de várias delegações angolanas a Belgrado, entre 2020 e 2023.

Os dois países actualizaram o primeiro instrumento jurídico, denominado “Acordo Geral de Cooperação Económica e Técnico-Científica”, em 1977, que serve de base para a assinatura de outros instrumentos jurídicos sectoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *